A DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A disciplina Técnicas e Recursos Audiovisuais, criada inicialmente para contemplar o elenco de disciplinas optativas a serem oferecidas pelo curso de Letras da UEFS, têm por principal objetivo despertar nos estudantes de licenciatura o interesse por meios que permitam tornar mais atraente suas atividades profissionais. Nesse sentido, a disciplina propôe estimular a reflexão acerca do significado do audiovisual, seus conceitos e peculiaridades; auxilia na produção de material de apoio para as atividades de ensino;e ainda permitir a adequado utilização do material produzido.

EMENTA

Estudo e prática dos recursos audiovisuais na sua abordagem técnica e no manuseio de seus aparelhos, na elaboração e construção do material de apoio, utilizando-se as formas, as cores, o planejamento gráfico e a comunicação visual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- Elementos da comunicação humana;
2- Elementos da comunicação gráfica;
3- Técnicas audiovisuais;
4- Aplicação dos recursos audiovisuais.

CARGA HORÁRIA

60 horas.

AVALIAÇÃO

Costumamos sugerir que a avaliação se faça de maneira processual onde a relação qualidade / quantidade esteja espressa de forma equilibrada. Enquanto processo, este modelo de avaliação implica o compromisso assumido por parte de todos que nele se encontram envolvidos, uma vez que só será possível construí-lo se houver a consciência de que a avaliação estará acontecendo em cada dia de aula e em cada atividade proposta. Portanto, o envolvimento do professor e dos estudantes com a disciplina possibilitará a geração de um circulo interativo cujo reflexo será o aproveitamento de todos. Assim sendo, a participação no processo é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade.Como parte do processo de avaliação, estamos propondo a apresentação individual de trabalhos e a realização de seminários em grupo acerca da temática abordada ao longo do curso.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA,Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: comunicação e novas tecnologias. São Paulo: Summus,1998.BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. São Paulo: Nova Fronteira,[...]DUBOIS, philipe. o ato fotográfico.Campinas, Papirus,[...] FELDMAM-BIANCO,Bela. Desafios da imagem: fotografia,iconografia e video nas ciências socias. Campinas, Papirus,1997 FERREIRA, Oscar M.e cia. Recursos Audiovisuais para o ensino. São Paulo:EPU,[...].FONSECA,Joaquim.Comunicação visual: glossário.Porto Alegre:Ed.da Universidade/ UFRGS,1990GIACOMANTONIO,Marcelo. o ensino através dos audiovisuais.São Paulo: EDUSP;Summus,1981.MARCONDES FILHO, Ciro. Quem manipula quem? poder e massa na industria da cultura e da comunicação no Brasil.4.ed.Petrópolis-RJ;vozes,1991.NAPOLITANO,Marcos. como usar a TV na sala de aula.(...):Contexto,[...]NAPOLITANO,Marcos. como usar o Cinema na sala de aula.(...):Contexto,[...]OUTDOOR: uma visão do meio por inteiro [planejamento editorial,Augusto Pinheiro e Celson Sabadim;supervisão de pesquisa, karen Gimenez; pesquisa de campo,Karem Gimenez e Rosa Buccino; coordenação técnica, Celso Sabadin; capa,José Zaragoza]. são Paulo: Central do Outdoor,1990.(Rio de Janeiro: Bloch).PARRA,Nélio; PARRA, Ivone C.da Costa. Técnicas Audiovisuais de educação. São Paulo: Pioneira,1985.PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual; a construção da imagem.(...): Contexto,[...]Revista FOTOGRAFE MELHORSODRÉ, Muniz. Monopólio da fala: função e linguagem da televisão do Brasi.7.ed.Petrópolis-RJ: vozes,2001Videos: Anima Mundi Vol. IIO olho do observador

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Imagem em Movimento

Esse tópico faz referência aos videos que retratram imgam em movimento, incluindo videos produzidos por alunos da disciplina.

Texto e Hipertexto

Esse tópico faz referência ao texto na comunicação visual, utilizando os trabalhos realizados ao longo da disciplina e os atualiza para responderem à demanda da web

Imagem Fixa

Esse tópico se reporta exclusivamente a imagens fixas, utilizando trabalhos realizados ao longo da disciplina e os atualiza para responderem a demanda da web.

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro